domingo, 23 de outubro de 2011

Fnac Colombo, 30 de Outubro


Relançamento «Achtung Baby»


Longe vai a data de 19 de Novembro de 1991, o dia em que «Achtung Baby» era lançado oficialmente e os U2 , após o sucesso mundial de «Joshua Tree» e a recepção fria a «Rattle and Hum» por parte da crítica, decidiram mudar a sua orientação musical (e, também, as nossas vidas). 

«Achtung Baby» era aquele álbum que muitas super bandas gostariam de ter feito para, hoje em dia, não serem meras fábricas de reciclagem dos seus próprios 'hits' musicais. Foi o álbum que trouxe os U2 para os tempos modernos, sejam eles quais forem, a data pouco importa. Ao ouvir o álbum, temos a desconcertante sensação que pouco ou nada aconteceu nos últimos 20 anos.  

Por estas e por mais 12 fortes razões, esta é a altura de celebrarmos com a banda os 20 anos de «Achtung Baby» e as suas músicas. E como é impossível falar deste álbum sem relembrar o vanguardismo estético e a complexidade temática e teatral do colosso industrial chamado Zoo Tv, os The Fly juntam-se à Fnac do Colombo para recriar alguns dos momentos que imortalizaram aquela que é, por muitos considerada, a melhor digressão da História da música.

Numa altura em que os ecrãs deixavam de servir apenas de meros reprodutores da acção cénica dos músicos e a televisão passava a ser o eixo temático de um gigantesco satélite que os U2 carregavam consigo para todos os concertos, chegou o momento da Fnac receber os The Fly e a recriação desse marco histórico.

Tiago Barbosa, Tiago Pimentel, João Catarino e Ricardo Ramos entrarão em palco com o humilde objectivo de celebrar com todos vocês que estarão na Fnac do Colombo, no dia 30 de Outubro, pelas 22h a recuperação da Zoo Tv, adaptada às dimensões possíveis, sem, no entanto, esquecer a complexa videoart, a dança exótica da bailarina de Mysterious Ways, o início catedrático dos concertos e, claro, a paixão interminável pela melhor música do mundo, numa pequena (mas séria) brincadeira que decidimos chamar de FNAC TV.

Contamos com vocês!

Sem comentários: